As inovações pedagógicas no campo da educação para o trânsito com a Escola Piauiense de Trânsito

Categoria: NotíciasPop Up 14/05/2021 01:16:26 Matheus Souza
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O cenário desenhado pela crise sanitária desencadeada pela transmissão do novo coronavírus (Covid-19) é marcado por incertezas, instabilidades e desafios. Destaca-se que é uma conjuntura delimitada pelo processo de ressignificação, em especial, para a educação e os sistemas educacionais globais.

 A alta transmissibilidade do vírus, o afastamento, o distanciamento social, provocaram uma desestruturação no sistema regular e presencial de ensino. O momento atual configura-se como uma revolução pedagógica para o ensino presencial, a mais forte desde o surgimento da tecnologia contemporânea de informação e de comunicação.

A educação está sendo modificada pela adaptação docente e discente, acerca de diversos programas, aplicativos, ferramentas que passaram a ser utilizadas no campo mencionado.

Ao considerar que o problema no trânsito no Brasil, é um mosaico, do qual diversos setores fazem parte, tais como: segurança, engenharia ligada a indústria automobilística e aos transportes, legislação, medicina, ressalta-se a educação (MELLO; KOIZUME, 2007).

A educação para o trânsito também sofre modificações, despertando nos departamentos estaduais e as escolas públicas de trânsito a necessidade se reinventarem e construir processos de trabalhos alicerçados na legislação vigente em consonância com os protocolos de biossegurança.

Nesse sentido, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI) por meio da Escola Piauiense de Trânsito adotou medidas que visam incorporar essas modificações supracitadas, resultando na virtualização das ações educativas, aplicando as inovações pedagógicas, utilizando espaços virtuais de aprendizagem e material didático no formato digital.

Nessa perspectiva, a escola oferta para escolas, empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, ou seja, para a sociedade piauiense em geral, palestras virtuais sobre os eixos norteadores da educação para o trânsito, em especial, sobre as mudanças no Código Trânsito Brasileiro (CTB), com suporte de material didático no formato de e-book.

Essa nova modelagem da Escola Piauiense de Trânsito é um resultado do investimento na qualificação da equipe técnica, da articulação intrasetorial e intersetorial com outros órgãos do trânsito, o que possibilita um avanço em decorrência da conjuntura sanitária que enfrenta-se atualmente.

A educação para o trânsito do novo milênio, após a pandemia, estará permeada por estudos que envolverão a cultura, a partir de intersecções, numa perspectiva que adote o entrelaçamento cultural, possibilitando a adoção de práticas que formará uma cultura de segurança no transitar.

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