Sinalização

Entenda um pouco mais sobre cada categoria de sinalização e no final da página acesse todos os Manuais Brasileiros de Sinalização de Trânsito disponíveis através do site do Governo Nacional (Gov.br).

Placas de Regulamentação

Tem a finalidade de informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração.

Placas de Advertência

Tem por finalidade alertar aos usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.

Placas de Identificação

Tem por finalidade identificar as vias, os destinos e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quando aos recursos, os destinos, as distâncias e os serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário.

Sinalização Horizontal

Sinalização gráfica horizontal é aquela executada sobre o pavimento de uma via para o controle, advertência e orientação ou informação do usuário. São faixas e marcas feitas no pavimento, com tinta refletiva, de preferência, e nas cores amarela e branca.

Sinalização Luminosa

A sinalização luminosa tem por finalidade alertar advertir ou orientar condutores de veículos e pedestres.

Sinalização Sonora

É uma sinalização executada pelo agente de trânsito e pelo condutor de veículo utilizando instrumentos sonoros tais como apitos, buzinas e sirenes.

Acesse aqui os Manuais Brasileiros de Sinalização de Trânsito.