Detran-PI palestra para 1500 estudantes sobre educação e cuidados no trânsito em Teresina

Categoria: NotíciasNotícias da Escola 11/04/2024 09:35:44 francisco
WhatsApp Image 2024-04-11 at 11.19.54

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) realizou um ciclo de palestras sobre “Educação e Cidadania no Trânsito” para 1500 estudantes do ensino médio de 11 escolas de Teresina, incluindo os Centros de Ensino de Tempo Integral Didácio Silva, Moacir Madeira Campos, Solange Sinimbu Viana Arêa Leão, João Henrique de Almeida Souza e Liceu Piauiense.

O evento ocorreu de 5 a 27 de março deste ano de 2024, numa parceria do órgão com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), como ações estratégicas do Pacto Intersetorial pela redução de acidentes e fatalidades no trânsito do estado.

A Diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, ressaltou a ampliação de ações, tanto na modernização de ferramentas para oferta de serviços aos usuários e segurança no trânsito, quanto na questão educacional. “O órgão atua para a mudança de cultura e conscientização da sociedade sobre os cuidados para preservação de vidas. Esse processo é fruto da soma de forças governamentais e que precisa da colaboração de todos nós, em diversas frentes”, disse.

Durante as apresentações, foram apresentadas orientações sobre o uso correto de equipamentos de segurança e as leis de trânsito aos alunos das unidades escolares. Os estudantes receberam informações sobre as ocorrências diárias no trânsito, principalmente as que envolvem motocicletas.

A diretora do Didácio Silva, Valdália Mateus, destacou a importância da parceria entre Detran e Seduc para formar jovens conscientes sobre o trânsito. “Apesar de nossos alunos ainda não terem idade suficiente para serem habilitados a dirigir, mas levarão os ensinamentos, onde vão orientar seus pais, familiares e amigos para um trânsito seguro. Vejo essa parceria entre Detran e Seduc muito positivo, onde estão qualificando jovens conscientes para o futuro”, enfatizou.

A estudante Glória Maria destacou que a palestra foi fundamental para obter conhecimentos sobre leis e regras no trânsito que não conhecia. “Com a palestra aprendemos sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança. Além da conscientização sobre respeitar as normas de trânsito que são fundamentais para prevenção de acidentes e mortes no trânsito. Aprendi que “Educação no trânsito” é uma questão de conscientização. A palestra vai me ajudar a orientar meu pai a dirigir com segurança”, ressaltou.

O Detran-PI busca promover a conscientização sobre a segurança no trânsito e investir em tecnologia para melhorar os serviços prestados à população. O objetivo é reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030, fortalecendo as políticas públicas nesse sentido.