Detran participa de audiência para discutir situação da Ciretran em Corrente

Categoria: DestaqueNotícias 25/08/2015 08:54:48 Imprensa
DSC_012901

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão participou, na manhã desta segunda-feira (24), de audiência pública no Plenário da Câmara Municipal da cidade de Corrente, ao Sul do Piauí. Na pauta, o atual estado da 10ª Circunscrição Regional de Trânsito no município (Ciretran) do município e o trânsito da cidade.

De acordo com a 2ª Promotoria de Justiça de Corrente, através da Promotora Gilvânia Alves Viana, o Ministério Público recebeu sucessivas reclamações com relação ao funcionamento da Ciretran, referentes à estrutura e a demora na realização de exames práticos de direção. “A audiência publica é uma forma de democratização plural, onde há dialogo livre. Uma oportunidade de esclarecer as demandas, apresentar sugestões, subsídios para entender a situação e em conjunto buscar as soluções para o problema”, declarou.

O diretor geral do Detran considerou o encontro uma iniciativa salutar para exposição do que está sendo de fato executado e o que ainda será feito com relação às temáticas no município. Lobão relatou que ao assumir o órgão foram detectados vários problemas, dentre eles a não realização de exames práticos no interior do Estado. Por isso, dividiu o Piauí em regionais para dar vazão ao processo de obtenção de primeira habilitação.

“Essa foi uma das medidas adotadas para dar celeridade aos processos de retirara de CNH. Aqui em Corrente vamos melhorar os serviços e melhorias estruturais”, esclareceu o diretor, acrescentando que, ao chegar ao município fez uma visita in loco à Ciretran para ver a situação, certificando que intervenções serão realizadas para melhorar a estrutura do prédio do órgão na cidade. “Uma equipe de engenharia esteve no local realizando uma vistoria e irá elaborar um relatório das medidas emergenciais a serem executadas” destacou.

Sinalização
Lobão também anunciou que Corrente se encontra na lista das cidades que receberão serviços de sinalização a fim de organizar o trânsito, permitindo maior trafegabilidade e proporcionando maior segurança para motoristas e pedestres. “Estamos trabalhando para minimizar os índices de acidentes e conscientizar os motoristas dos riscos da mistura de álcool e direção. As ações estão sendo interiorizadas levando ao conhecimento da população a importância do uso dos equipamentos de segurança, assim valorizamos a vida”, comenta.

O prefeito da cidade, Jesualdo Cavalcante, declarou que a sinalização viária irá reduzir os acidentes. “Atualmente nossa cidades é uma das 96 cidades brasileiras com altos índices de acidentes no país, acreditamos que com esse serviço, somadas as acoes de educação do Detran, retiraremos Corrente dessa estatística”, pontua.

A audiência contou ainda com a presença do diretor de engenharia e tráfego do Detran, Josias Castelo Branco; o procurador do Detran, Acyr Lago Filho; vereadores do município, representantes e donos dos Centros de Formações de Condutores (CFCs) e populares.

Por Nallyne Soares.

Tags: ,