Teresina registra diminuição no número de infrações de trânsito no mês de outubro

Categoria: DestaqueNotícias 14/11/2014 10:36:38 Nallyne Soares
bpre2
O Mapa Geral de Infrações de Trânsito da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito – CIPTRAN – aponta o registro de 575 infrações em Teresina durante o mês de outubro. Foi constatada uma diminuição do número de infrações em relação ao mês de setembro, que teve 480 infrações a mais. A maioria se configura como gravíssimas em 450 casos, as consideradas graves atingiram 28 registros e ainda houve 19 infrações médias e 78 leves.

A infração mais registrada pelos motoristas na capital piauiense foi “conduzir moto sem capacete ou sem acessório de segurança”, com 171 notificações. Em seguida, aparece “dirigir veículo sem possuir CNH”, com 133 flagrantes e “conduzir veículo não registrado ou devidamente licenciado”, com 89 registros. Todas as infrações são consideradas gravíssimas e o valor da multa é de R$ 191,52 para este tipo de ocorrência.

Das infrações graves contabilizadas no último mês, a mais recorrente foi “conduzir veículo sem equipamento obrigatório/ineficiente ou inoperante”, com 17 notificações, de um total de 28. O valor a ser pago pelo motorista flagrado é de R$ 127,68. As infrações médias de maior incidência registradas pela CIPTRAN, entre os motoristas que trafegam na capital piauiense, foram “dirigir veículo com calçado inadequado” com 10 casos e “dirigir com fones de ouvido de aparelho de som ou celular”, com 8 ocorrências de um total de 19.

Já nas infrações consideradas leves, “conduzir veículo sem documentos obrigatórios” foi a que registrou um maior número de notificações, 77 num total de 78 infrações cometidas em setembro. Para os infratores flagrados, a multa é de R$ 85,12 para infrações médias e de R$ 53,20 para infrações consideradas leves.

Com o objetivo de reduzir a violência no trânsito e o número de infrações o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí – DETRAN, juntamente com os parceiros do Sistema Nacional de Trânsito, estão intensificando a rotina das blitz em todo o Estado do Piauí conscientizando a população da importância de se manter um comportamento seguro ao conduzir um veículo.

Diminui o número de acidentes nas rodovias piauienses

De acordo com relatório do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual – BPRE, o décimo mês do ano registrou 11 acidentes nas rodovias estaduais, enquanto no mês de setembro houveram doze acidentes registrados. A maior parte ocorreu na PI-130.

No mês de outubro foram registradas duas vítimas fatais. Esses acidentes ocorreram na PI-112. Outras 14 pessoas ficaram feridas nos acidentes registrados nas rodovias estaduais. A colisão e o atropelamento foram os mais frequentes no mês de setembro, cada um com três ocorrências respectivamente. O veículo que mais se envolveu em acidentes neste período foram os carros, seguido pelas motocicletas.

Em relação à faixa etária das vítimas, os jovens continuam sendo os mais afetados. As vítimas fatais foram do sexo masculino, sendo que a faixa etária do maior número de vítimas ficou entre 31 e 45 anos. Os dias da semana de maior ocorrência de acidentes foram o sábado, domingo e quarta-feira – com quatro, dois e três acidentes registrados em cada dia, e o horário foram das 06h00 a 12h00.

Fonte: Ascom Detran

Não possui tags para esse post.