Mais de 900 acidentes foram registrados em Teresina no último trimestre

Categoria: DestaqueNotícias 07/10/2013 11:20:41 administrador
acidente

O último trimestre em Teresina registrou 937 acidentes de trânsito, sendo 362 com vítimas. Somente no mês de setembro foram contabilizados 361 acidentes na Capital, 155 com vítimas e 206 sem vítimas. Os dados são da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran).

A colisão foi o tipo de acidente com maior número na capital piauiense, durante esse período, somando 675 registros, o que representa 72,03% do total de acidentes. Nos acidentes com vítimas, a colisão aparece com 284 casos, já nos acidentes sem vítimas esse número sobe para 391. O segundo tipo de acidente mais frequente presenciado nas vias de Teresina é o abalroamento, com 206 notificações.

O tipo de veículo que mais se envolveu em acidentes foram os automóveis com 268 casos dos acidentes com vítimas e 774 dos acidentes sem vítimas. No último mês este tipo de veículo somou 40,14% do total de 284 dos envolvidos em acidentes com vítimas, e 69,36% dos acidentes sem vítimas.

A faixa etária proeminente dos condutores destes acidentes é de 30 aos 59 anos, aparecendo com 328 dos motoristas envolvidos em acidentes com vítimas e 638 nos acidentes sem vítimas. O sexo masculino é o mais incidente nos imprevistos, no mês de setembro deste ano foram registrados 211 envolvidos de um total de 284 dos condutores em acidentes com vítimas. Nos acidentes sem vítimas esse número aparece com 286 condutores do sexo masculino de um total de 408 acidentes.

Durante o terceiro trimestre de 2013 foram constatadas 366 vítimas de acidentes de trânsito, destas 346 foram vítimas feridas e 20 vieram a óbito. Do total de vítimas fatais apenas uma era do sexo feminino. Das 19 vítimas que foram a óbito, 75% conduziam motocicletas no momento do acidente. Somente no mês de setembro foram registradas oito vítimas fatais, sendo todos do sexo masculino, sete deles vitimados por acidentes envolvendo motocicletas.

Ainda no mês de setembro, os dias da semana com maior índice de acidentes foram as segundas e quartas- feira com 27 e 29 registros respectivamente nos acidentes com vítimas. Já nos acidentes sem vítimas a maior incidência ocorreu durante as quartas-feiras com 33 notificações e às quintas-feiras com 37 registros. Já o horário que mais ocorreram acidentes, em setembro, foi entre 10h e 12 horas.

No mês passado, as avenidas Higino Cunha e Miguel Rosa foram as vias com maior registro de ocorrências, com 11 registros cada, seguida pela Avenida Presidente Kennedy com 10 registros de acidentes. Os cruzamentos que apresentaram maior incidência foram Avenida Barão de Gurguéia com Rua Porto, Rua Olavo Bilac com Rua David Caldas, e Rua Lizandro Nogueira com Rua Rui Barbosa todas com dois acidentes cada.

Com o objetivo de reduzir estes números, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e parceiros do Sistema Nacional de Trânsito estão intensificando as blitzen de fiscalização e educação em Teresina, a fim de conscientizar motoristas, passageiros e pedestres sobre a importância do respeito as leis de trânsito.

Por: Isabelle Azevedo