Maio Amarelo: Segurança no trânsito é tema de palestra para jovens

Categoria: DestaqueNotícias 17/05/2018 09:43:45 Nallyne Soares
ma4

As ações educativas da campanha Maio Amarelo continuam sendo feitas de forma efetiva por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). Seguindo a programação, no interior do estado, os educadores da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) realizam blitzen e palestras nas cidades de Piracuruca, Matias Olímpio, Cabeceiras, Morro do Chapéu e mais 11 municípios.

Em Piracuruca, cerca de 300 jovens participaram das palestras ministradas pela educadora de trânsito Zulmirene Sousa, da EPT. A técnica chamou atenção dos estudantes para atitudes que devem ser cumpridas, como por exemplo, obedecer à velocidade, utilizar equipamentos de proteção, não falar ao celular ao dirigir, utilizar o cinto de segurança e respeitar o sinal, o pedestre e o ciclista; além de explicar sobre o movimento internacional Maio Amarelo.

De acordo com Levi Gomes, diretor da EPT, as ações têm sido bem recebidas pela população. “É perceptível a receptividade das pessoas e a demonstração de felicidade e compreensão em relação às questões abordadas. É sobre a vida que falamos, que ela pode ser preservada e isso só depende de nós. Então, cuidado e respeito às normas de trânsito são fundamentais para um trânsito seguro”, pontua o gestor.

Gomes destaca ainda que, durante as atividades, como blitzen, é possível observar muitos condutores burlando algumas regras, contudo, receberam advertências por parte dos educadores para que essas infrações não aconteçam novamente. “Esperamos que os cidadãos se sensibilizem, reflitam sobre os impactos que seus atos, comportamentos, podem causar quando estão conduzindo um veículo”, enfatiza Levi.

Em Teresina, as atividades iniciaram no dia 7 com uma panfletagem na Ponte Estaiada João Isidoro França. Outras ações também já foram realizadas, como uma mobilização nas paradas de ônibus, alertando para o uso correto da faixa de pedestre e os cuidados que devemos tomar no trânsito para evitar acidentes.

O Detran ainda estará no dia 21 na cidade de Colônia do Piauí e nos dias 23 e 24, em Miguel Alves. Na capital, no dia 25, às 7h30, a ação será na Escola Municipal Antônio Gayoso. No dia 29, a partir das 7h30, no Colégio Zacarias de Goés, o Liceu Piauiense. O encerramento do Maio Amarelo será no dia 3 de junho, às 7h30, na Faculdade Mauricio de Nassau.

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!
Não possui tags para esse post.