Órgãos de trânsito realizam ação educativa nas paradas para pedestres

Categoria: DestaqueNotícias 14/05/2018 09:48:52 Nallyne Soares
WhatsApp Image 2018-05-23 at 08.45.49

O Departamento Estadual de Trânsito no Piauí (Detran-PI), juntamente com outros órgãos, realiza, nesta terça-feira (15), às 7h30, uma mobilização educativa nas paradas para pedestres na avenida João XXIII, na zona leste de Teresina. A iniciativa faz parte das ações de conscientização no trânsito da campanha Maio Amarelo. Na ocasião, os educadores abordarão os transeuntes alertando para o uso correto da faixa de pedestre e os cuidados que devemos tomar no trânsito para evitar acidentes.

De acordo com Zulmirene Sousa, gerente da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), a proposta é orientar o cidadão a travessia segura. “É de conhecimento de todos que o pedestre tem preferência na faixa e que o condutor deve parar para que o pedestre atravesse na faixa. Contudo, os transeuntes devem sinalizar esse interesse de atravessar. Ele precisa ser visto pelo motorista antes de fazer a travessia. A recomendação será que o pedestre sinalize de alguma forma a sua intenção de entrar na faixa”, destaca.

Na programação do Maio Amarelo estão previstas ainda blitzen educativas, encontros e palestras em escolas da rede pública. Além das atividades na capital, neste mês de maio, o Detran já visitou mais de 20 municípios, alcançando cerca de 3 mil jovens. Nesta semana, os técnicos estarão nos municípios de José de Freitas, Cabeceiras, Barras, Campo largo, Matias Olímpio, Esperantina, São João do Arraial, Madeiro, Joca Marques, Luzilândia, Joaquim Pires, Murici dos Portelas, Batalha, Lagoa Alegre, Morro do Chapéu, levando uma mensagem de prudência e paz no trânsito.

“Iniciamos o mês realizando interiorizando as ações de educação de trânsito, nos fazendo presente de norte a sul do Estado, alertando a sociedade sobre a importância da prevenção dos acidentes e mortes no trânsito. Nosso intuito é conscientizar as pessoas e mostrar que podemos transformar o trânsito em um local mais seguro e isso só dependem de nós, a responsabilidade é nossa, a escolha é nossa”, pontua Levi Gomes, diretor da EPT.

Em Teresina, na quinta-feira (17), acontecerá uma mesa redonda na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), às 8h. No dia 22, a partir das 7h30, uma ação educativa será desenvolvida nas estações de embarque e desembarque do Corredor Sul. Dia 25, às 7h30, a ação será na Escola Municipal Antônio Gayoso. No dia 29, a partir das 7h30, no Colégio Zacarias de Goés, Liceu Piauiense. O encerramento será na no dia 3 de junho, às 7h30, na Faculdade Mauricio de Nassau.

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!
Não possui tags para esse post.