Dirigir sem CNH foi a infração mais cometida no mês de maio

Categoria: DestaqueNotícias 16/06/2016 11:50:13 Imprensa
DSC_0842edit

Dirigir sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi a infração mais cometida em Teresina. O dado foi apontado pelo relatório de infrações da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran). A segunda contravenção mais cometida é conduzir moto sem capacete ou sem acessório de segurança. Na capital, somente no mês de maio, foram registradas 658 infrações.

De acordo com Levi Gomes, diretor de Infrações do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran), o dado é preocupante por se tratar de duas infrações gravíssimas. “As duas contravenções podem ser prejudiciais não só para os condutores, mas como para outras pessoas. Cumprir as exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é imprescindível para contribuir na formação de trânsito mais seguro”, afirma.

Dentre as infrações registradas no mês de maio, 534 gravíssimas, sendo 182 por dirigir o veículo sem possuir a CNH, 160 por conduzir moto sem capacete ou sem acessório de segurança, 129 por Conduzir veículo não registrado ou devidamente licenciado e outras. O relatório também aponta que foram cometidas 21 infrações graves, 19 médias e 84 leves em Teresina, durante o mês de Maio.

CNH vencida

Conduzir veículo com a CNH vencida há 30 dias, também, é uma infração gravíssima. Em maio, o CIPTran registrou cinco contravenções a essa lei. Para diminuir esse tipo de infração e facilitar a vida dos condutores, o Detran vai enviar, formalmente, pelos Correios, a partir deste mês, uma carta lembrete aos condutores de veículos que tiveram o documento vencido ou a vencer até 30 dias.

Na carta, o usuário será informado sobre os procedimentos exigidos para renovar a habilitação, tais como exames, documentos e taxas a serem pagas. Para receber o lembrete, o condutor deve manter seu endereço residencial atualizado junto ao órgão de trânsito.

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!