Karnak ganha iluminação especial pelo Maio Amarelo

Categoria: DestaqueNotícias 05/05/2016 11:39:37 Imprensa
119c3ace39_media

As pessoas que passarem pela Avenida Antonino Freire, no Centro de Teresina, durante o mês de maio, terão a oportunidade de ver o Palácio de Karnak com uma iluminação especial, na cor amarela, cor símbolo do Movimento Maio Amarelo – Atenção Pela Vida, em favor da redução de acidentes de trânsito.

A solicitação para a iluminação diferenciada partiu do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) com o intuito de sensibilizar e conscientizar sobre o papel de todos na promoção de um trânsito mais seguro e humano.

O movimento pretende conscientizar a sociedade para um trânsito mais gentil, seguro e humanizado. Para Arão Lobão, diretor do Detran, trata-se de um convite aos cidadãos para refletirem sobre os acidentes de trânsito: como eles acontecem e que podem sim ser evitados, seja pedestre, motorista, ciclista ou motociclista.

“Esse movimento é tão importante como hoje são o Outubro Rosa e Novembro Azul, os quais tratam, respectivamente, dos temas câncer de mama e próstata. O movimento reforça o trabalho de prevenção de acidentes que o órgão já vem desenvolvendo na capital e no interior do estado. Será um mês dedicado às ações de conscientização sobre as boas práticas no trânsito”, pontua Lobão.

Dados do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) apontam que, em 2015, foram realizados 13.764 atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito. Desse total, 84% foram vítimas de acidentes com motocicleta. Até março deste ano, o setor de estatística do HUT já contabilizou 3.275 vítimas de acidentes de trânsito, sendo 2.712 envolvendo motociclistas.

Até o dia 31, o Detran realizará ações educativas, como blitz educativa com distribuição de material com dicas de segurança e orientação aos condutores, palestras em escolas públicas e empresas da rede privada e visitas às cidades de Piripiri e Pedro II. Além de um passeio ciclístico.

Maio Amarelo

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir 50% dos acidentes de trânsito em todo o mundo. Também em maio acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.

A marca do movimento é um laço na cor amarela, escolhido como símbolo da ação para despertar a necessidade de tratar o tema como verdadeira epidemia e, consequentemente, incentivar motoristas e pedestres a adotar comportamento prudente e responsável no trânsito.

Por Nallyne Soares.

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!