Detran oferece serviços em fórum da Seid

Categoria: DestaqueNotícias 23/02/2016 08:49:19 Imprensa
DSC_0687small

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), participará de fórum organizado pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), de 25 a 28 de fevereiro. A ação, voltada para 14 municípios do interior do estado, será realizada em Canto do Buriti, a 405 km de Teresina.

A participação do departamento no fórum consiste na realização de palestra sobre os serviços que contemplam portadores de deficiência. “Vamos explicar como funciona o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passo a passo, além de orientar os demais condutores sobre o respeito às vagas voltadas para deficientes físicos”, explica Zulmirene Sousa, gerente da EPT.

Além da palestra, o Detran-PI também terá um estande de atendimento para esclarecer dúvidas e prestar informações básicas sobre os atendimentos realizados pelo órgão, como emplacamento de veículos, recursos de multas, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outros. Também será distribuído material educativo com dicas de segurança para que haja paz no trânsito.

“Isso não tem vaga”
Vendo a necessidade de lutar pelo direito à acessibilidade, o Detran-PI e a Seid promovem a campanha “Isso Não Tem Vaga”, que consiste em orientar as pessoas a respeitarem as vagas voltadas às pessoas com deficiência física.

De acordo com a legislação de trânsito, 2% do total de vagas de estacionamento dos municípios devem ser destinadas a pessoas com deficiência e 5% aos idosos. Todas as outras vagas, ou seja, 93% do total, são para os demais motoristas e, logo, não há necessidade de utilizar aquelas que são preferenciais.

Por Lucas Marreiros e Nallyne Soares.

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!
Tags: , , ,