Trânsito é tema de palestra para alunos do Cemti Didácio Silva

Categoria: DestaqueNotícias 10/09/2015 09:07:48 Nallyne Soares
1667d42be2_media

Sensibilizar as pessoas na busca de mudanças comportamentais para a formação de cidadãos mais atuantes e conscientes aos problemas de trânsito. Esse foi o foco da palestra ministrada pela Escola Piauiense de Trânsito (EPT), do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), para cerca de 300 estudantes do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Didácio Silva, zona Sudeste da capital, na tarde desta quarta-feira (9).

A atividade faz parte das ações da campanha “Viva! Não mate, nem morra”, que está realizando palestras em escolas da rede pública do Estado. A campanha tem como objetivo conscientizar os jovens sobre os perigos do trânsito e da combinação álcool e direção, de acordo com Janaína Meneses, educadora da EPT.

“Muitos estão quase tirando sua CNH e para que se tornem bons motoristas é muito importante que a educação e conscientização sejam ensinadas a partir da sua formação escolar. A imprudência dos condutores é um dos fatores causadores de acidentes no trânsito, colocando a vida de outras pessoas em risco. E viemos aqui neste colégio disseminar essa idéia, que educação e obediência as regras do tráfego são essenciais e indispensáveis para evitar acidentes”, destaca.

A palestra ministrada pela educadora alertou sobre uso da seta para sinalizar as intenções do condutor e dicas de segurança no trânsito. “São regras básicas de convivência, que melhora e muito o trânsito. Ultrapassagens, retornos, conversões, mudança de faixas, atravessar na faixa de pedestre, dentre outras”, pontou.

Durante a palestra, os alunos receberam um kit com material educativo. O estudante Francisco Fernandes, de 16 anos, destacou que a palestra foi proveitosa, pois tirou suas dúvidas e recebeu dicas importantes para contribuir com a harmonização do trânsito. “É muito bom participar de atividades como essa, pois desperta o senso crítico do estudante e o incentiva a debater sobre o tema abordado e reflexir sobre nosso comportamento”, comentou.

O Detran segue realizando ações educativas na capital e no interior, buscando reduzir o índice de acidentes e conscientizar os piauienses sobre o respeito as leis de trânsito.

Por Nallyne Soares

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!