Contran decide tornar simulador de direção veicular obrigatório

Categoria: DestaqueNotícias 22/07/2015 11:56:07 Imprensa
16.07.2015 011

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou nesta segunda-feira (20) que decidiu tornar obrigatória a utilização do simulador de direção veicular nos centros de formação de condutores (CFCs). De acordo com o diretor de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Venâncio Cardoso, as autoescolas terão até o dia 31 de dezembro deste ano para se adequar a norma.

A determinação vale apenas para os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com classificação na categoria B. “O candidato fará 20 horas/aula no carro e 5 horas/aula no simulador, completando as 25 horas necessárias para completar a carga horária”, afirma Venâncio Cardoso.

O diretor de habilitações acredita que resolução não deve resultar no aumento dos custos para à obtenção da CNH. “Um simulador custa cerca de R$40 mil, mas as autoescolas podem se unir e comprar o mesmo simular para que a aula prática seja feita por várias autoescolas. Outro ponto é que a carga horária vai permanecer a mesma, ou seja, as cinco horas que deverão ser feitas no simulador, o candidato vai deixar de fazer no veículo, dessa forma elas terão uma economia no pagamento do instrutor e o combustível”, explica o gestor.

Para Venâncio Cardoso, o simulador vai auxiliar na formação de melhores condutores. “Diversos estudos apontam que o uso do simulador possui um excelente caráter pedagógico para formação do condutor. É importante que o Detran incentive e fiscalize ações como essa, que visam formar um bom condutor, consequentemente, melhorando o trânsito.”, ressalta.

Por Lucas Marreiros

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!