Exposição reúne carros antigos na programação do Maio Amarelo

Categoria: DestaqueNotícias 17/05/2015 04:56:50 Nallyne Soares
_MG_7365

Uma mostra de carros antigos reuniu diversos veículos clássicos, colecionadores e muitos curiosos que se impressionaram com as preciosidades em exposição no Mirante do Complexo da Ponte Estaiada, na manhã deste domingo (17). A exposição faz parte da programação das ações do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), em parceria com o Clube dos Carros Antigos de Teresina, em alusão ao Movimento Maio Amarelo.

Durante a mostra, os proprietários dos veículos explicaram aos visitantes detalhes dos carros como motor, curiosidades sobre a marca e orientaram sobre cuidados que se deve ter no trânsito para evitar acidentes, prezando pela integridade de todos e do automóvel.

“As estatísticas de acidentes são altas, diante disso, precisamos mostrar a sociedade que temos que conservar nossa integridade física e de terceiros. O Clube dos Carros Antigos entra nesse contexto destacando que temos que preservar, valorizar e zelar pela vida, assim como fazemos com nossos bens, propriedades”, pontua José Airton, presidente do Clube.

Cada veículo recebeu um laço amarelo, símbolo do Maio Amarelo. A mostra faz um resgate da história do automóvel, das décadas de 20 a 80, revelando o zelo e a paixão dos colecionadores dos veículos.

As atrações foram para todos os gostos. A psicologa Millena Cardoso afirmou pouco entender do mundo automobilístico, mas ficou encantada com a exposição. “São lindos carros e estão bem conservados. Agora sinto que o governo está se preocupando com o trânsito, pois tem realizado diversas ações a exemplo dessa, trazendo mensagem sobre educação no trânsito na promoção da redução de acidentes”, comentou.

Para Kisley Urtiga, coordenadora do Maio Amarelo, as ações estão atingindo seu objetivo, que é dar maior visibilidade ao Movimento no Piauí e conscientizar toda população sobre um trânsito mais seguro. “Estamos felizes com as parcerias e com os resultados do evento. Nosso trabalho é alertar, sensibilizar a todos para que tenhamos uma conduta pacífica no trânsito, usando os equipamentos de segurança e buscando preservar a vida”, destaca a coordenadora.

Ainda faz parte da programação do Maio Amarelo blitzen educativas com distribuição de material com dicas de segurança e orientação aos condutores, palestras em escolas públicas e visitas às cidades de Valença e Picos, apontadas pelo Mapa da Violência como as que possuem maior índice de acidentes com vítimas fatais no Piauí.

Um passeio ciclístico, no dia 28, encerra as atividades.

Por Nallyne Soares

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!