Homens são principais vítimas nos acidentes de trânsito

Categoria: Notícias 14/01/2014 11:35:08 administrador
homem direção

Segundo o Mapa de ocorrências de trânsito da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) foram registrados, em Teresina, 289 acidentes apenas no último mês do ano de 2013. Entre as ocorrências, 122 registraram vítimas.

A colisão ainda é o tipo de acidente com maior número de registro na capital piauiense somando 226 casos, o que representa 75,15% do total. Nos acidentes com vítimas, a colisão aparece com 101 casos, já nos acidentes sem vítimas esse número sobe para 125. O segundo tipo de acidente mais frequente nas vias de Teresina é o abalroamento, com 48 notificações.

O tipo de condução que mais se envolveu em acidentes foram os automóveis com 90 veículos registrados nos acidentes com vítimas, seguido por 89 motocicletas. Nos acidentes sem vítimas, o automóvel continua aparecendo com maior incidência com 221 registros, seguido pelas caminhonetes com 41 veículos.

A faixa etária proeminente dos condutores dos acidentes é de 30 aos 59 anos, aparecendo com 44,75% dos motoristas envolvidos em acidentes com vítimas e 62,12% nos acidentes sem vítimas. O sexo masculino é o mais incidente dentre os condutores e as vítimas de acidente neste período. Dos 219 condutores em acidentes com vítimas, 158 envolvidos eram do sexo masculino. Nos acidentes sem vítimas foram registrados 247 condutores do sexo masculino de um total de 330 acidentes.

Durante o mês dezembro foram registradas seis vítimas fatais, sendo apenas uma do sexo feminino. Cinco destas vítimas tinham entre 30 a 59 anos de idade. Os homens também são maioria dentre as vítimas feridas. Das 138 pessoas que saíram machucadas de acidentes, 93 eram homens.

Os horários que mais se registraram acidentes foram das 13 às 14 horas e entre 16 e 17 horas. As vias com maior número de acidentes no mês de dezembro foram: Avenida Marechal Castelo Branco com dez casos, seguida pelas Avenidas Noé Mendes e Maranhão, com cinco registros cada uma.

Com o objetivo de reduzir as estatísticas, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e parceiros do Sistema Nacional de Trânsito estão intensificando as blitzen de fiscalização e educação em Teresina, a fim de conscientizar motoristas, motociclista, passageiros e pedestres sobre a importância do respeito as leis de trânsito.

Por Isabelle Azevedo

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!