Wilson reúne autoridades para traçar plano de prevenção de acidentes de trânsito

Categoria: DestaqueNotícias 06/01/2014 09:42:43 administrador
reuniao

O governador Wilson Martins reuniu, na manhã de sexta-feira (3), no Palácio de Karnak, os representantes da Polícia Militar do Piauí, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Saúde e do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) para traçar um plano de redução de acidentes de trânsito. A medida foi tomada diante da quantidade de acidentes ocorridos em estradas, ruas e avenidas durante o feriado do réveillon.

As estatísticas apresentadas na reunião apontam que houve um aumento significativo no número de ocorrências em relação ao ano de 2012 neste mesmo período de férias e datas comemorativas de final de ano, 76% dos acidentes envolveram motocicletas, boa parte vitimou fatalmente condutores e passageiros.

O governador ressaltou que as os acidentes causam não só perdas irreparáveis às famílias das vítimas como também gera um acúmulo de pacientes nos leitos dos hospitais públicos do Estado. Sobre este fator, o neurocirurgião Daniel França que realiza procedimentos ciriugicosno Hospital de Urgência de Teresina confirmou e apresentou números preocupantes sobre os pacientes que ele e sua equipe operam diariamente.

“Hoje a maioria dos pacientes que necessitam de uma intervenção cirúrgica devido a traumatismos cranianos são acidentados de motocicleta, eu e minha equipe realizamos um questionário com um grupo de 361 pacientes nessas condições num período de três meses e verificamos que 80% deles não possuem habilitação e nem usavam capacete na hora da colisão e 50% afirmaram ter ingerido bebida alcoólica”, pontua o neuro-cirurgião.

Diante dos números e situações apresentadas durante a reunião, Wilson Martins cobrou que as polícias juntamente com o Detran, Secretaria de Segurança, Prefeitura de Teresina e Ministério Público realizassem uma campanha de prevenção e educação no trânsito atentando para o perigo de misturar álcool e direção principalmente entre os jovens, com a presença ostensiva de blitz nas principais ruas e avenidas da capital, além de campanhas publicitárias nas rádios no interior.

Estas ações devem acontecer principalmente no turno da noite, nos dias em que há uma maior concentração de festas em Teresina. A campanha está prevista para acontecer no início deste ano e deve se estender para outras cidades do Estado.

Fonte: CCOM

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!