Divulgada tabela com valores do IPVA 2014

Categoria: DestaqueNotícias 02/01/2014 11:11:24 administrador
ipva

A Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz) divulgou, nesta quinta-feira (2), a Tabela FIPE deste ano, que exibe o valor médio atualizado de automóveis. O preço determinado na tabela é utilizado como base de cálculo para a descriminação do IPVA 2014. O pagamento desse imposto estadual tem início a partir desta quinta-feira (2), e conforme o calendário elaborado pela Unidade de Administração Tributária da Sefaz (Unatri), os números finais das placas determinarão as datas para quitar a primeira cota ou cota única do tributo.

O valor que será pago por alguns contribuintes sofreu um decréscimo médio de cerca de 4,5% em relação ao ano anterior para os carros usados. A tabela pode ser acessada através do Siatweb (Sistema de autoatendimento), na opção IPVA, disponíveis na homepage da Sefaz-PI.

Entretanto, isso não representou uma queda nas alíquotas utilizadas para o cálculo do valor arrecadado, mas sim uma desvalorização dos carros usados no mercado, é o que afirma o secretário de Fazenda do Piauí, Silvano Alencar. “É necessário lembrar que a depreciação dos veículos é um fenômeno que ocorre todos os anos.”

Como é calculado o IPVA?

Carros novos utilizam uma alíquota de 2% do valor presente na Nota Fiscal. Já para realizar o cálculo do imposto para os usados são utilizadas as alíquotas seguintes:

2% sobre o valor médio total disponível na Tabela FIPE para motocicletas e ciclomotores;

1% sobre o valor médio total constante na Tabela FIPE para ônibus e caminhões;

2,5% sobre o valor médio total para outros veículos;

Quando e como pagar?
A partir da publicação da tabela até o dia 31 de janeiro, quem possui veículo com final de placa “1″, deverá realizar a quitação. O contribuinte pode optar por pagar o valor total do IPVA em uma única parcela ou em 3 cotas. Todavia, se o objetivo é obter desconto, o melhor caminho se mostra em optar pelo pagamento em uma única parcela: o abatimento é de 15%. As datas para pagamento seguem o seguinte calendário:

Fonte: Sefaz

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!
Tags: , , ,