Vítimas de trânsito são lembradas em ações de conscientização

Categoria: Notícias 12/11/2013 09:39:14 administrador
acao-educativa-e-missa-marcam-dia-mundial-em-memoria-as-vitimas-do-transito.jpg.280x200_q85_crop

Em todo mundo, o terceiro domingo de novembro é reservado para lembrar as Vítimas de Trânsito. Desde 2007 que, em Teresina, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito vêm promovendo eventos alusivos ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito com a finalidade de chamar atenção da sociedade para uma questão que já é considerado problema de saúde pública.

“Essa é uma data para lembrar que por trás de cada um dos milhares de mortos e feridos do trânsito brasileiro, friamente revelado nas estatísticas, há um rosto, uma história de eterna dor, decorrente de uma vida interrompida abruptamente, com sonhos e esperanças dramaticamente frustrados”, destaca a diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Gemma Galgani.

O Dia em Memória das Vítimas de Trânsito também é uma data para lembrar que a violência no trânsito precisa acabar e que é necessário mais respeito e cidadania para um trânsito menos violento e seguro para todos. “Utilizar o cinto de segurança e o capacete, não dirigir após consumir bebida alcoólica, evitar o uso de celular enquanto estiver dirigindo e atravessar na faixa de pedestres são algumas das principais ações preventivas que ajudam a reduzir as chances de acidentes de trânsito”, analisa Gemma.

As atividades do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foram iniciadas na noite dessa segunda-feira (11) com sessão solene na Câmara Municipal. E nesta quarta-feira (13) será realizado um encontro pela Valorização da Vida no Trânsito, a partir das 17h30, no Adro da Igreja São Benedito.

Na quinta-feira (14), véspera do feriado prolongado, os parceiros do Sistema Nacional de Trânsito irão realizar uma blitz educativa nos postos da Rodoviária Federal, das 8h às 10h, das Brs 316 e 343. As atividades se encerram no domingo (17), Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, quando nas missas e nos cultos das igrejas evangélicas serão feitas intenções e preces pelas vítimas de trânsito do Piauí.

Vítimas de Trânsito - No Brasil pesquisas recentes revelam que 42.844 pessoas morrem a cada ano nas ruas e estradas do país. Os acidentes de motos representam nos dias de hoje, um terço das mortes no trânsito. As informações são do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada).

E muito desses acidentes estão associados ao uso de bebida alcoólica antes de dirigir. Estudo realizado pelo Ministério da Saúde em hospitais públicos, divulgado no início de 2013, revela que o consumo do álcool tem forte impacto nos atendimentos de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). O levantamento, denominado VIVA (Vigilância de violências e acidentes), aponta que uma em cada cinco vítimas de trânsito, atendidas nos prontos-socorros brasileiros, ingeriu bebida alcoólica.

O levantamento revela ainda que entre as pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, 22,3% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros apresentavam sinais de embriaguez ou confirmaram consumo de álcool. Entre os atendimentos por acidentes, a faixa etária mais prevalente foi a de 20 a 39 anos (39,3%).

Em Teresina, no primeiro trimestre de 2013, foram registrados 1.727 acidentes com vítimas que geraram 29 vítimas fatais e 116 feridos. E 50% das vítimas fatais têm menos de 31. Os dados são do Projeto Vida no Trânsito.

PROGRAMAÇÃO:

  • Dia 13/11 (quarta)

Hora: 17h

Encontro pela Valorização da Vida no Trânsito no Adro da Igreja São Benedito. O evento vai reunir familiares de vítimas de acidentes de trânsito para homenagea-los.

  • Dia 14/11 (quinta)

Hora: 8h às 10

Blitz educativa nas Brs 316 e 343

  •  Dia 17/11 (domingo)

Nas missas católicas e nos cultos evangélicos serão lembradas as vítimas no trânsito.

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!