Simulador de Direção Veicular será exigido em todas as autoescolas em 2014

Categoria: DestaqueNotícias 16/09/2013 10:18:43 administrador
simulador

A partir de janeiro de 2014, todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) serão obrigados a ter um Simulador de Direção Veicular. Um dos modelos autorizados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está em exibição no Posto de Atendimento David Solano, das 8h às 13h, até a próxima quarta-feira (18).

“A ideia é que os proprietários de autoescolas possam conhecer e testar o simulador para que possam se preparar para que em janeiro todas estejam adequadas a resolução nº 444/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”, destaca o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito, Jose Antonio Vasconcelos

O objetivo do simulador é utilizar a tecnologia para qualificar a formação de novos condutores e ter mais segurança no trânsito.

Segundo a resolução do Contran, todo condutor em formação que estiver tirando a habilitação da categorias B deverá ter duas horas e meia de treinamento virtual antes de iniciar as aulas práticas. Serão cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco.

O uso do simulador já deveria ter começado a partir de julho deste ano, porém, devido às necessidades de adaptação dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), o Contran resolveu adiar o início da obrigatoriedade do equipamento para janeiro de 2014.

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!