Escola de Trânsito já capacitou 300 mototaxistas em 2013

Categoria: DestaqueNotícias 10/09/2013 08:53:42 administrador
Curso Mototaxista- Setembro

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), juntamente com a Escola Piauiense de Trânsito, em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat), iniciaram, nesta segunda-feira (9), mais uma turma de capacitação para mototaxistas. Só neste ano, mais de 300 profissionais já participaram do curso.

O curso abrange vários assuntos relacionados ao dia a dia do mototaxistas, desde direção defensiva, legislação de trânsito até ética profissional. A capacitação segue até o próximo sábado (14), das 7h40 às 12h. Todos os participantes receberão certificado de 30 horas/aula, com validade de cinco anos.

O ministrante do curso, José Alberto, comentou sobre a motivação dos alunos em relação ao curso. “Eles estão empolgados, participativos, ansiosos. Assistirão aulas durante toda a semana, realizarão dinâmicas e avaliações teóricas e práticas.”

A capacitação para mototaxistas é uma norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que através da Resolução 410/12 institui cursos especializados obrigatórios destinados a profissionais em transporte de passageiro e entrega de mercadorias, que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas.

José Ribamar, 59 anos, que trabalha como mototaxista há seis anos fala sobre a expectativa do curso, “melhorar o trânsito, pois hoje há muita violência e o perigo é grande para quem pilota moto. Espero adquirir novos conhecimentos sobre o dia a dia e certificado para estar regular diante das autoridades de trânsito que fiscalizam a atividade.”

Uma próxima capacitação está prevista para o mês de outubro. O Detran-PI acredita que somente a educação e conscientização das pessoas dos riscos no trânsito podem diminuir os números de acidentes, por isso vem intensificando a realização de cursos e ações educativas.

Por: Isabelle Azevedo

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!