Detran e parceiros definem estratégias de fiscalização

Categoria: DestaqueNotícias 21/02/2013 01:18:39 administrador
Reuniao Parceiros

Na manhã desta quinta-feira (21), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) se reuniu, com representantes da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), Polícia Rodoviária Federal e Superintendência Municipal de Trânsito, para pensar estratégias de intensificação das fiscalizações, principalmente para motocicletas.

As ações de fiscalização serão intensificadas na capital e em todo o Estado, uma vez que o crescimento do número de motocicletas no ano de 2012 superou o índice de crescimento dos demais tipos de veículo, além de ser o veículo com maior incidência de acidentes de trânsito. No ano de 2012 foram registradas 365.455 motos, 45.752 unidades a mais que no ano de 2011.

As blitzen atuarão também na fiscalização do cumprimento da lei de regulamentação para atuação de mototaxistas e motofretistas que exige o uso de equipamentos de segurança como protetor de motor mata-cachorro e aparador de linha antena corta-pipas, dentre outros itens; e a realização de um curso obrigatório. As determinações fazem parte de norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de melhorar a segurança dos motociclistas profissionais. “No primeiro momento nossas ações serão de advertência para o cumprimento dessas normas e, posteriormente, os condutores serão autuados, caso não estejam circulando com o veículo devidamente regulamentado, de acordo com as normas de segurança”, relata João Neto, Diretor de Infração do Detran-PI.Com o intuito de conscientizar a sociedade para as normas de segurança para mototaxista e motofretista previstas em lei, será realizada na Escola Piauiense de Trânsito no próximo dia (4), uma oficina com as 31 cidades do Piauí conveniadas ao Detran e a Polícia Militar.

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!