SEFAZ divulga Tabela FIPE que é utilizada no cálculo do IPVA 2013

Categoria: DestaqueNotícias 03/01/2013 10:03:11 administrador
ipva2

A Secretaria de Fazenda do Piauí divulgou na quarta-feira (02) a Tabela FIPE deste ano, que exibe o valor médio atualizado de veículos. O preço determinado é utilizado como base de cálculo para a descriminação do IPVA 2013. O pagamento desse imposto estadual tem início no dia 31 de janeiro. Conforme o calendário elaborado pela UNATRI (Unidade de Administração Tributária da Secretaria Estadual da Fazenda), os números finais das placas determinarão as datas para quitar a primeira cota ou cota única do tributo. O valor que será pago por alguns contribuintes sofreu um decréscimo de cerca de 15% em relação ao ano anterior, especialmente para carros 1.0 usados.

Entretanto, isso não representou uma queda nas alíquotas utilizadas para o cálculo do valor arrecadado, mas sim uma desvalorização dos carros usados no mercado, é o que afirma o Secretário de Fazenda do Piauí, Silvano Alencar. Segundo ele, a queda do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) mostrou influência no mercado de automóveis: carros usados,para acompanhar a queda do IPI para carros novos, sofreram desvalorização na faixa de 15%. ”É necessário lembrar que a depreciação dos veículos é um fenômeno que ocorre todos os anos.”, diz o Secretário de Fazenda.

Os donos de motocicletas e ciclomotores não pagarão menos IPVA que no ano passado (2012). Esses veículos não receberam qualquer redução ou corte no recolhimento de IPI. Por essa razão, os valores continuam estáveis, embora seja verificável um aumento na faixa de 1,3% para motocicletas e ciclomotores.

Como é calculado o seu IPVA?

2% sobre o valor médio total disponível na Tabela FIPE para motocicletas e ciclomotores;

1% sobre o valor médio total constante na Tabela FIPE para ônibus e caminhões;

2,5% sobre o valor médio total para outros veículos;

Quando e como pagar?

A partir do dia 31 de janeiro, quem possui veículo com final de placa “1″, deverá realizar a quitação. O contribuinte pode optar por pagar o valor total do IPVA em uma única parcela ou em 3 cotas. Todavia, se o objetivo é obter desconto, o melhor caminho se mostra em optar pelo pagamento em uma única parcela: o abatimento é de 15%.

Para visualizar tabela FIPE clique aqui.

Fonte: Sefaz

 

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!
Tags: ,