Detran-PI realiza atividades alusivas ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Categoria: Notícias 09/11/2012 11:57:25 administrador
memoria-300x238

Teresina vai receber neste domingo (11) uma grande Operação Salva Vidas para dar início às atividades alusivas ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, que em todo mundo é realizado no terceiro domingo do mês de novembro.  A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas como forma de homenagear as vítimas de trânsito.

A Grande Operação Salva Vida terá início às 16h, na sede da Polícia Rodoviária Federal, situada na Avenida João XXIII, e contará com a presença do Departamento Estadual de Trânsito (Detran – PI) e de parceiros do Sistema Nacional de Trânsito. Depois da concentração, a operação vai realizar blitzen em alguns pontos da Capital com o uso do bafômetro e distribuição de panfletos.

No dia 11, a Associação dos Motociclistas do Piauí realizará ainda uma parada pelas vítimas do trânsito, com início na Ponte Estaiada, a partir das 9h. Cerca de 40 motociclistas devem participar da parada que vai percorrer diversas ruas e avenidas da Capital.

Os motociclistas tem sido uma das principais vítimas do trânsito. Em 2011, 5.871 motos se envolveram em acidentes no Piauí, um aumento de 34%, em relação ao ano anterior.  O número de motociclistas que perderam suas vidas no trânsito também vem aumentado anualmente. Em 2007 foram registrados 189 mortes entre motociclistas, no ano seguinte esse número passou para 231 e depois para 267 (2009) e no ano passado foram 508, 64 a mais do que em 2010.

A morte de motociclistas representa mais de 50% dos óbitos registrados no Piauí no ano de 2001, 1.006 pessoas. No mesmo período, no Brasil, 55 mil pessoas perderam suas vidas no trânsito.

As atividades alusivas ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito continuam no dia 12 (segunda), com o evento “Uma pausa pela vida! Um minuto pelas Vítimas do Trânsito” que será voltado para os jovens do Ensino Médio do CEMTI Didácio Silva. Na terça-feira (13), os jovens da faculdade Santo Agostinho participarão de palestra, às 9h, com o mesmo tema.

No dia 18 de novembro, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, em todas as missas realizadas no Estado serão feitas preces e orações homenageando as pessoas que perderam suas vidas em decorrência da imprudência no trânsito.  E 500 balões serão soltos como forma de celebrar a vida e homenagear as vítimas.

Na mesma data, a Ponte Estaiada receberá uma iluminação na cor laranja. Em todo o País diversos pontos turísticos e monumentos também serão iluminados como forma de lembrar as vítimas do trânsito. A iluminação na Ponte Estaiada permanecerá na cor laranja até o dia 21 de novembro.

Samanta Petersen

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!