Nova campanha nacional pede pela conscientização do trânsito

Categoria: DestaqueNotícias 05/11/2012 10:35:12 administrador
logoparada1

O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), lança a campanha Pela Conscientização do Trânsito, como mais uma das ações do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada) que tem como objetivo principal reduzir pela metade o índice de mortes decorrentes da violência no trânsito brasileiro, até 2020.

Os artistas Emerson Fittipaldi e Cissa Guimarães se uniram ao Pacto Nacional em setembro deste ano e estão participando da campanha ressaltando, a partir de suas experiências, a importância de atitudes conscientes no trânsito.

Um trânsito seguro e pacífico, este é o ideal buscado pela campanha. Com isso as ações não são voltadas apenas para o cumprimento das leis de trânsito, mas para conscientização de que cada um de nós é um ator no trânsito, logo temos responsabilidades, pois toda a sociedade é atingida com a violência no trânsito. Os temas serão abordados por meio de dois filmes e diferentes peças publicitárias.

Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Parada

O Parada, lançado em maio de 2011, é a resposta do Brasil à Organização das Nações Unidas, que instituiu o período de 2011-2020, como Década de Ações de Segurança no Transito. O objetivo é reduzir em 50% os acidentes no mundo.  Durante este período estão sendo realizadas campanhas sazonais de utilidade pública que, aliadas à fiscalização e à educação no trânsito, devem conseguir reduzir o número de óbitos nas rodovias.

Contudo, os técnicos do Ministério das Cidades observaram a necessidade de desenvolver uma campanha permanente de mobilização para que os números de vítimas fatais no trânsito não caiam apenas durante as iniciativas sazonais – férias, feriados e datas comemorativas. Os números mais recentes de acidentes no trânsito são do Ministério da Saúde e mostram que, em 2010, 42.844 pessoas morreram nas estradas e ruas do país.

O Ministério das Cidades está veiculando nas TVs filmes publicitários como parte do Parada. Além de desenvolver os aplicativos Mãos no Volante Onde tem um táxi aqui?, ambos para celulares que tem como função, respectivamente, não permitir que o condutor fale ao telefone e auxiliar o cidadão a encontrar um táxi caso tenha consumido álcool.

Conheça a campanha:  paradapelavida.com.br

https://www.facebook.com/ParadaPelaVida

 

Fontes: Denatran e Parada pela Vida

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!