Crianças participam do Programa na Pista Certa

Categoria: Destaque 23/10/2012 08:15:35 administrador
na pista certa

O Detran-PI está apoiando o projeto “Na Pista Certa” que visa difundir comportamentos responsáveis no trânsito a crianças de 5 a 9 anos. Elas vivenciam de forma simulada o cotidiano dos motoristas praticando o respeito às leis de trânsito e multiplicam o hábito positivo.

As crianças recebem informações e conceitos importantes para o trânsito, mas de forma lúdica, como: mãos-de-direção, o uso correto do cinto, placas, limites de velocidade e valores comportamentais. Posteriormente, utilizam bicicletas e triciclos infantis para percorrerem um mini-trajeto viário totalmente personalizado com faixas e sinalizações.

Após a participação no projeto, as crianças se tornam pequenos multiplicadores. “Nós acreditamos que as crianças se tornam multiplicadoras destes valores e passam a cobrar da família uma mudança de postura em relação ao trânsito. O projeto é importante para a formação de futuros condutores mais responsáveis e conscientes”, analisa Raphael Oberdan de Nicola, Coordenador do Programa na Pista Certa, da Fundação  Mapfre.

De acordo com a professora Lina Santos, o projeto proporciona a aprendizagem prática de conhecimentos passados também em outras atividades da escola. “Os nossos estudantes participaram da Semana Nacional de Trânsito e nesta puderam aprender sobre a importância das normas de segurança no trânsito e o projeto possibilita que eles tenham esses princípios reforçados, além de colocarem em prática o cumprimento às leis”, ressalta a professora.

A ação acontece no Ginásio de Esporte do Instituto Federal do Piauí (IFPI), localizado na avenida Pedro Freitas, até o dia 28 de outubro, das 7h30 às 10h30 e das 14h30 às 17h30. Trinta escolas da rede pública e privada de Teresina participam do projeto que Fundacão Mapfre, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realiza em cidades brasileiras com alto número de mortes de crianças no trânsito.

Na capital, Além do Detran, apoiam o projeto a Escola Piauiense de Trânsito, as secretarias Estadual e Municipal de Educação, Superintendência de Trânsito (Strans), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Polícia Militar.

Por Camila Melo

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!
Não possui tags para esse post.