Projeto Sinal de Vida será lançado em Teresina

Categoria: Notícias 18/10/2012 08:08:26 administrador

O projeto Sinal de Vida será lançado oficialmente para todo o Brasil, nesta segunda-feira, 22, na Praça Pedro II, a partir de 8h30. O projeto tem como objetivo principal a educação de motoristas e pedestres para a utilização correta da faixa de pedestre, com a instituição de um sinal único em todo País, que seria o sinal de mão, antes da travessia. Desta forma, a pessoa ao atravessar uma faixa de pedestre deverá fazer um sinal com a mão, semelhante ao utilizado nas paradas de ônibus, para avisar ao motorista que vai iniciar sua travessia.

Na ocasião, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Arcoverde, irá assinar a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) instituindo o sinal de vida como sinal de trânsito.

Entre as ações do projeto estão campanhas educativas com pedestres e motoristas, para conscientizar os cidadãos a respeito da importância do sinal de mão, que deverá ser usado nas faixas de pedestre onde não existe semáforo de trânsito.

O projeto será realizado pelo Denatran, Associação Nacional dos Fabricantes de Placas Veiculares (ANFAPV), Departamentos de Trânsito do País e parceiros do Sistema Nacional de Trânsito.

Dados do Ministério da Saúde mostram que os atropelamentos representam quase 23% do número de óbitos em acidentes de trânsito. Além disso, uma pessoa é atropelada no Brasil a cada hora. Em Teresina, de janeiro a setembro, foram registrados, de acordo com dados da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), 44 atropelamentos.

 

Para o diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito (Detran-PI), Jose Antonio Vasconcelos, os números mostram a importância do pedestre e do motorista respeitarem a faixa de pedestre. “Com a instituição de um sinal de mão para todo o País, o pedestre e o motorista terão que aprender a usar adequadamente a faixa, especialmente a que não possui semáforo, e com isso esperamos a redução do número de pessoas atropeladas em todo o Brasil”, explica.

Serviço:

Lançamento do Projeto Sinal de Vida e Resolução do Contran instituindo o Sinal de Vida como sinal de Trânsito

Local: Praça Pedro II, em frente à Central de Artesanato Mestre Dezinho

Hora: 8h30

 

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!