Reunião avalia projeto Vida no Trânsito em Teresina

Categoria: Notícias 16/10/2012 08:14:01 administrador
Com o intuito de fortalecer as ações do Projeto Vida no Trânsito em Teresina, a Escola Piauiense de Trânsito (EPT), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), e parceiros realizarão uma manhã de debate para avaliar os avanços de 2012 e as proposições para 2013.

Durante toda a manhã desta quarta-feira (17) serão discutindo temas como: Gestão de Trânsito, Fiscalização: álcool e velocidade, educação no trânsito, Coleta e Gestão de Dados.

O evento contará com a presença de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda irão participar representantes da Superintendência  Municipal de Trânsito e Transporte (Strans), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ministério Público, Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, Secretaria de Estado de Educação, Sest/Senat, Detran- PI, Ciptran, dentre outros.

O Projeto Vida no Trânsito faz parte da Década de Ações para Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), que entre 2011 a 2020 pretende diminuir acidentes e mortes no trânsito. E é desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Fundação Bloomberg em dez países que concentram metade do total de mortes no trânsito registradas em todo o mundo. No Brasil, as cidades escolhidas foram Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

Para atuação nas cidades nas cidades brasileiras foram eleitos dois fatores de risco prioritários, que devem nortear as medidas de prevenção: associação entre direção e bebida alcoólica e excesso de velocidade. O projeto tem duas etapas. Na primeira (2010 – 2012), as cidades selecionadas devem desenvolver experiências bem-sucedidas na prevenção de lesões e mortes provocadas pelo trânsito e que possam ser reproduzidas por outras cidades brasileiras. A segunda etapa será realizada entre 2013 e 2014. Durante o projeto, os municípios participantes devem estruturar mecanismos de monitoramento e avaliação das atividades e dos resultados alcançados.

Local: Escola Piauiense de Trânsito, na sede Detran-PI
Hora: das 8h às 12h

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!