Escolas podem participar de programa de educação no trânsito

Categoria: Notícias 02/10/2012 12:29:30 administrador

As crianças de cinco a nove anos serão alvo de ações de educação no trânsito por intermédio do projeto Na Pista Certa, que tem como intuito difundir a educação viária dando ênfase à formação cidadã. O objetivo do projeto é transmitir valores e comportamentos como o respeito à sinalização e às normas de trânsito, além de relacionar a segurança viária a temas como meio ambiente e inclusão social.

A ação acontecerá no Ginásio de Esporte do Instituto Federal do Piauí (IFPI), localizado na Av. Pedro Freitas S/N, no período de 22 a 28 de outubro. As escolas interessadas deverão entrar em contato com o setor de Gerência de Programas Especiais, da Secretaria Estadual da Educação do Piauí (Seduc/PI), para agendar sua participação, por meio dos telefones: (86) 3216 3244, 3216 3241 e 9974 2715. O deslocamento dos alunos até o local do programa é de inteira responsabilidade da escola.

A criança que participar do programa viverá de forma simulada o cotidiano dos motoristas no trânsito das grandes cidades. Os alunos utilizarão bicicletas e carrinhos e, ainda, poderão percorrer em um mini-trajeto viário totalmente personalizado com faixas e sinalizações. Além disso, monitores qualificados transmitirão aos alunos instruções sobre segurança do condutor, faixas, mãos de direção, o uso correto do cinto, placas, limites de velocidade e valores comportamentais.

O projeto Na Pista Certa é realizado pela Fundacão Mapfre, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e em Teresina conta com o apoio da Escola Piauiense de Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), Secretaria Estadual e Municipal de Educação, Superintendência de Trânsito (Strans), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Polícia Militar.

Samanta Petersen

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!