Parque Piauí recebe ação educativa da Semana Nacional de Trânsito

Categoria: Notícias 24/09/2012 12:08:23 administrador
Com o intuito de conscientizar a comunidade, estudantes de escolas públicas e particulares do bairro Parque Piauí participaram de ações educativas na Praça do CSU. Durante toda a manhã, desta segunda-feira (24), foram realizadas blitzen educativas pelos jovens, além de apresentações teatrais e musicais.
Os estudantes do ensino médio foram caracterizados de vítimas de acidentes de trânsito para sensibilizar condutores e pedestres do bairro. “ Decidi vir caracterizada porque participar da Semana Nacional de Trânsito é muito importante, uma vez que o nosso estado possui um grande número de acidentes de trânsito envolvendo principalmente motocicletas. E esta é uma forma de conscientizar à sociedade para a redução do número de acidentes” esclarece a estudante Jamilis Santos, 15 anos.
Os professores alertaram para o fato de praticamente metade do recurso do Sistema Único de Saúde (SUS) ser destinado ao tratamento de vítimas de acidentes de trânsito. “Os acidentes de trânsito podem ser evitados através do respeito às leis de trânsito. Com a redução dos acidentes, o SUS gastará menos com esse tipo de ocorrência, possibilitando assim o investimento em outros setores da saúde pública”, analisa a professora Elizama Pessoa.
A participação das crianças e dos jovens na Semana Nacional de Trânsito vem agradando os pais, pois é uma forma de alertar a juventude para o cumprimento das leis. “ Esta iniciativa permite que os jovens e as crianças saibam desde cedo qual a importância das leis de trânsito e se conscientizem, afim de reduzir as estatísticas de acidentes de trânsito”, comenta Agenor Ferreira.
As ações da Semana Nacional de Trânsito encerrarão amanhã, terça-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, às 17h, no Complexo da Ponte Estaiada. A solenidade irá contar com a presença do presidente do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), Júlio Arcoverde, além da participação de familiares de vítimas de acidentes de trânsito e uma exposição de veículos que se envolveram em sinistros.
A Semana Nacional de Trânsito é uma realização da Escola de Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), e dos parceiros do Sistema Nacional de Trânsito (Strans, Sest/Senat, Seduc, DNIT, PRF, CIPTRAN, BPRE, UNIMED, FMS, SESAPI, DNIT, Grupo Matizes, Coordenadoria Estadual da Juventude, Ministério Público do Piauí. AMO-PI, CFCs).
Camilla Melo
Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!