Jovens são o foco da Semana de Trânsito

Categoria: Notícias 18/09/2012 11:52:46 administrador

Centenas de jovens participaram na manhã desta terça-feira (18) da abertura da Semana Nacional de Trânsito realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). Os jovens são o foco da campanha nesta edição que tem como tema “Não exceda a velocidade, preserve a vida!”.

Estudantes da rede pública e privada de Teresina montaram encenações teatrais e musicais para mostrar como a impudência no trânsito mata e deixa sequelas. O grupo de Teatro Cajuína também apresentou uma peça que mostrou como a morte ronda as pessoas que ingerem bebidas alcóolicas e depois dirigem. Somente no primeiro semestre de 2012, 334 jovens entre 18 e 29 ficaram feridos vítimas de acidente de trânsito na Capital e 14 perderam suas vidas. Os dados são da Companhia Independente de Trânsito (CIPTRAN).

“Não existem acidentes de trânsito, o que existe é negligência, imprudência e imperícia. E tudo isso pode ser evitado com uma boa educação no trânsito e eu peço aos jovens para que sejam responsáveis que aprendam e difundam as normas de trânsito para evitar que mais pessoas percam suas vítimas em acidentes de trânsito”, destacou o diretor geral do Detran, Jose Antonio Vasconcelos, durante a solenidade de abertura.

Outro destaque da abertura da semana foi a exposição de veículos envolvidos em sinistros. Os veículos ficarão expostos durante todo o período da semana, que vai até o dia 25, nos pontos de realização de eventos.

A próxima atividade da Semana será realizada nesta quinta-feira (20), na Praça Cultural do bairro Dirceu, das 18h às 20h. Já na sexta-feira (21), a programação será na Praça da Telemar no Mocambinho, a partir das 8h.

Na próxima semana, as atividades acontecerão na segunda-feira (24) na Praça do CSU do parque Piauí, a partir das 8h. E o encerramento da Semana ocorrerá no dia 25 (terça-feira), data na qual é celebrado o Dia Nacional do Trânsito, no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa. Durante todo o período da semana serão intensificadas as atividades de fiscalização com uso do bafômetro.

O evento é uma realização do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), através Escola Piauiense de Trânsito, e dos parceiros do Sistema Nacional de Trânsito (Strans, Sest/Senat, Seduc, DNIT, PRF, CIPTRAN, BPRE, UNIMED, FMS, SESAPI, DNIT, Grupo Matizes, Coordenadoria Estadual da Juventude, Ministério Público do Piauí. AMO-PI, CFC’s).

Samanta Petersen

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!