Teresina registra 992 infrações de trânsito no mês de julho

Categoria: Notícias 10/08/2012 10:32:28 administrador

O mês de julho foi marcado por 992 infrações de trânsito somente na capital. De acordo com o levantamento da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), desse total, 25,2 % são relativas à condução de motocicleta sem capacete ou acessório de segurança, com 250 ocorrências.

No ranking das infrações mais cometidas, a segunda posição está a condução de veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), infração considerada gravíssima, representando 22,3% do total de registros. Ainda nesta categoria, conduzir veículo não registrado ou devidamente licenciado foi a terceira irregularidade mais cometida, com 141 notificações.

Na categoria grave, conduzir veículo sem equipamento obrigatório, ineficiente ou inoperante contabilizou 59 ocorrências. Referente às infrações médias, os números são baixos, tendo a condução de veículo com fones de ouvido ou condução de veículo com apenas com uma das mãos, contabilizando 36 autuações.

Outro dado que chamou a atenção foi a condução de veículo sem documentos obrigatórios, considerada infração leve, registrando 134 ocorrências. Caso o condutor seja flagrado em blitz sem o documento do veículo, o automóvel será recolhido. Se o condutor não estiver portando a CNH, o veículo ficará retido até que se apresente outro condutor devidamente habilitado para que haja a liberação do veículo. Em ambos os casos, além de ganhar pontos na carteira o proprietário do veículo ainda terá que pagar multa.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) vem realizando frequentemente ações educativas a fim de conscientizar os condutores para que utilizem seus veículos de maneira correta, para diminuir o número de infrações cometidas e, consequentemente, os acidentes.

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!