Detran fecha parceria com Imepi para fiscalização de cronotacógrafos

Categoria: Notícias 18/06/2012 12:36:39 administrador

Na manhã desta segunda-feira (18), o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) fechou uma parceria com o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi). Através desta, o Departamento disponibilizará o cadastro dos veículos que possuem cronotacógrafo, instrumento de medição de velocidade e tempo para veículos que transportam acima de 4.536 kg  no Piauí.

A iniciativa vem sendo realizada nacionalmente entre os Departamentos de Trânsito e Institutos de Metrologia como forma de otimizar a fiscalização. “O Imepi possui um sistema de informações, disponibilizado pelo Inmetro, com dados de todos os veículos do país, o que possibilita a verificação destes a partir do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). A participação do Detran será disponibilizar os dados do veículos oriundos do Piauí”, esclarece Dóris Torres, diretora técnica do Imepi.

Durante a reunião foi discutida ainda a criação de um banco de dados para que os dois órgãos tenham acesso ao registro dos veículos e o Imepi possa identificar quais destes veículos, no Piauí, possuem o cronotacógrafo. Caso o veículo não esteja regular, o Detran poderá barrar o seu licenciamento, uma vez que esta irregularidade é passiva de punição, segundo regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito.

O Instituto participará também de blitzen realizadas em parceria com o Detran-PI, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar para fiscalizar se os veículos possuem cronotacógrafos e se estão com o prazo de verificação do aparelho dentro da validade.

 

Por Camilla Melo

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!