Detran estuda impressão de código de barras em placas de veículos

Categoria: Notícias 14/05/2012 11:55:12 administrador

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Jose Antonio Vasconcelos, participou, na manhã desta segunda-feira (14), no Palácio de Karnak, da reunião de monitoramento de metas da Dimensão Segurança e Justiça. Na ocasião, foram apresentadas as metas que já foram cumpridas e o cronograma das que ainda estão em fase de execução.

Em fase de estudo, a grande aposta do Departamento está na impressão de um código de barras nas placas dos veículos. A medida, que não trará qualquer ônus ao cidadão, será um reforço no combate à falsificação de placas e à fiscalização veicular como um todo.

“Ao comprar um carro 0km, o proprietário escolhe o fabricante de placas de sua preferência, realiza a compra e já recebe sua placa com um código de barras único que funcionará como uma ficha técnica da situação do veículo. A leitura ótica do código será feita através de uma máquina especial”, esclarece Vasconcelos.

Dentre as metas já executadas, destaque para a notificação de débitos de veículos, uma parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) que foi responsável pelo aumento de 6% na arrecadação do órgão, estimulando a adimplência através de lembretes enviados à residência do proprietário.

Foram realizadas ainda melhorias nas Ciretrans de Parnaíba e Campo Maior, garantindo uma ampliação na virtualização de serviços.

Para a redução de acidentes, o diretor ressaltou as campanhas educativas desenvolvidas através da Escola Piauiense de Trânsito, as parcerias com prefeituras e judiciário e o incentivo à municipalização do trânsito.

 

Por Franciane Barbosa

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!