Mês de março bate recorde de solicitações online da CNH definitiva e 2ª via

Categoria: Notícias 09/04/2012 11:36:38 administrador
CNH 010

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) registrou, no mês de março, um aumento significativo nos pedidos de solicitações online da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva e segunda via. Do total de 4.000 carteiras expedidas através do novo sistema desde dezembro de 2011, 1.450 foram emitidas somente no último mês.

Teresina, Picos, Floriano e Parnaíba são as cidades que mais utilizam o serviço em todo o Piauí, sendo a mudança de permissão para permanente a opção mais requisitada, com 3.174 registros, correspondendo a 78% das solicitações de todo o Estado. Com 844 pedidos, que totalizam 21% das requisições, está a emissão da segunda via da CNH.

De acordo com Manuel Filho, diretor de Habilitação do Detran-PI, o que mais chama atenção nesses números é a resistência por parte dos usuários do interior, já que das 4.000 emissões, apenas 1.150 não foram oriundas da capital. “Em Teresina esse serviço tem sido muito requisitado, mas no interior do Estado, principalmente nas cidades menores, ele ainda é pouco utilizado. Acredito que eles desconhecem esse novo procedimento”, analisa.

O diretor ressalta ainda que os usuários do interior têm a opção de escolher qualquer um dos 40 municípios piauienses que possuem uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) como local de coleta da CNH que, quando pronta, será enviada para a cidade sugerida.

Para ter acesso ao benefício, o usuário deverá acessar, no site do Detran-PI, o link do processo Mudança de Permissão para CNH ou Segunda Via de CNH, e preencher os campos referentes ao CPF, número de registro e local de coleta, referente a qual unidade do Detran o solicitante deseja retirar a nova habilitação. O prazo para recebimento da CNH é de 72 horas para a capital e cinco dias para o interior.

Antes de efetuar a solicitação o usuário precisa obrigatoriamente realizar o pagamento da taxa correspondente ao tipo de processo. Este serviço também está disponível na página do Detran, no link Taxas de CNH.

 

Por Nallyne Soares

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!
Tags: ,