Detran participa de Fórum Nacional de Trânsito

Categoria: Notícias 30/03/2012 11:23:07 administrador
forum

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), José Antonio Vasconcelos, representando o governador Wilson Martins, participou na manhã desta quinta-feira (29), da abertura da 77ª Reunião do Fórum Nacional de Órgãos Executivos de Trânsito, no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina.

Promovido pela Associação Nacional do Transporte Público (ANTP), através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), o evento reúne gestores de transportes e trânsito de todo o Brasil para discutir temáticas pertinentes ao trânsito e promover debates relacionados à aprovação da Lei 12.587, que cria a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

De acordo com Vasconcelos, esse encontro se dá em um momento oportuno de discussão. “A nova lei prioriza o transporte público e coletivo, representando uma conquista para o cidadão e um avanço para a problemática do trânsito como um todo. O momento agora é de integração para a plena implementação da mesma no Piauí”, destaca.

A nova lei, sancionada no dia 3 de janeiro de 2012, exige que os municípios com população acima de 20 mil habitantes elaborem planos de mobilidade urbana, a serem revistos a cada dez anos. Pela regra atual, essa obrigação é imposta apenas aos municípios com mais de 500 mil habitantes. Com isso, o número de cidades brasileiras obrigadas a traçarem políticas públicas de mobilidade urbana sobe de 38 para 1.663 municípios.

Também estiveram presentes na abertura do evento o secretário estadual dos Transportes, Avelino Neiva, o comandante geral da PM, coronel Rubens Pereira e o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Arcoverde, além de autoridades municipais. O encontro, sediado pela primeira vez em Teresina, segue até esta sexta-feira (30).

 

Por Franciane Barbosa

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!