Blitz educativa marca Dia Mundial da Não Violência

Categoria: Notícias 30/01/2012 10:59:59 administrador

Educadores da Escola de Trânsito do Piauí (EPT) realizaram, na manhã desta segunda-feira (30), uma blitz educativa no cruzamento entre as Avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim, no centro da capital. A ação foi alusiva ao Dia Mundial da Não Violência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem ao pacifista indiano Mohandas K. Gandhi.

Durante a ação, que se iniciou às 6h e terminou às 9h, a equipe de educação de trânsito abordou os condutores que passavam pela avenida, alertando-os sobre o respeito à sinalização e os cuidados no trânsito. Os educadores ainda distribuíram panfletos, bonés e adesivos aos motoristas.

“Dentre as diversas formas de violência, o trânsito se tornou um grande problema social,que apenas no ano de 2010 vitimou 6.960 cidadãos. Temos que sensibilizar a população e conscientizar sobre o valor da vida, e a ação educativa traz essa proposta”, declara Raimundo Araújo, educador de trânsito.

Para a condutora Raquel Silva, a ação foi válida e bem aceita pela população. “Foi a primeira vez que fui abordada em uma blitz educativa e acho esse tipo de atividade desenvolvida pelo Detran muito positiva, pois aborda o motorista em seu local de atuação, o trânsito. Gostei bastante da proposta”, comenta.

O movimento da Não-Violência foi difundido pelo pacifista indiano Ghandi em 1948, tornando-se referência de todas as manifestações políticas e sociais que atuam dentro do princípio de integridade e de respeito à condição humana. “É importante chamar a atenção da sociedade para a não violência em todos os âmbitos, e o trânsito está dentro desse contexto” explica Raimundo Araújo, acrescentando que para termos um trânsito harmonioso, é necessário adotar uma atitude mais responsável, respeitando as leis do trânsito.

Por Nallyne Soares

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!