Detran-PI convoca motoristas com CNH a receber

Categoria: Notícias 04/01/2012 10:14:41 administrador

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) convoca todos os motoristas que realizaram o processo para obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e que ainda não efetuaram a coleta das mesmas, que compareçam à sede do órgão para recolhimento imediato. O Detran possui uma média de 1000 CNH’s que nunca foram sequer reclamadas por seus donos.

De acordo com o diretor de Habilitação do órgão, Manuel Filho, muitas destas habilitações já estão com seu prazo de validade expirado, como é o caso de carteiras dos anos de 2007 e 2008. “Pensamos em enviar estas CNH’s para o endereço cadastrado mas, além da questão financeira, percebemos que muitos destes endereços estão desatualizados ou são fraudulentos, o que comprometeria a eficiência desse método”.

O diretor ressalta ainda que o grande número de CNH’s abandonadas no acervo do órgão não significa que estes motoristas não estejam nas ruas. “A maioria desses condutores está andando de forma irregular, principalmente os que tiveram sua habilitação já vencida, pois sabem que, ainda que venham recolher o documento, não estarão aptos a dirigir, sendo necessária a realização de um novo processo e pagamento de outra taxa”, explica Manuel Filho.

Como parte das medidas adotadas pelo Detran para evitar que motoristas dirijam com documentação irregular, o órgão dará início, nos próximos dias, ao envio formal, via Correios, de uma carta lembrete aos condutores de veículos que tiverem sua Carteira Nacional de Habilitação (CHN) vencida ou a vencer. Na carta, que deverá ser enviada no prazo de até 30 dias antes do vencimento, o usuário será informado sobre as datas e os procedimentos que devem ser realizados para regularizar sua situação.

Por Franciane Barbosa

Compartilhe essa notícia:
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google
  • Print this article!